Camomila: seus usos

Extrato de Camomila : seus usos

Nos cosméticos , o extrato diretamente da planta da camomila serve para dirigir os usos relacionados com os cuidados da pele, perfumes com aromas frescos , e também para clarear o cabelo.

Ainda No item cosmético, é bastante comum, encontrar o extrato de camomila em produtos que nos protegem do sol.

De fato, entre os componentes encontramos, vemos elementos que ajudam a parar os danos do sol .

Mas também por suas propriedades hidratantes, ele parte de alguns cremes utilizados pós um banho de sol.

Por último, mas não menos importante, extrato de camomila é usada em suplementos nutricionais que pretendem solucionar problemas específicos , tais como desconforto no estômago, causada por vírus ou os próprios nervos.

Camomila : bom para quase tudo

Vitrine Camomila

A verdade é que a camomila é uma daquelas plantas que você pode encontrar em quase todos os sites que fornecem uma solução para inumeras doenças.

A partir de um chá que ajuda-nos a melhorar o sistema digestivo em horários de pico, ou aplicar sacos no olho para tratar a conjuntivite alérgica, ou apenas porque seu uso com água cura feridas.

Benefícios do óleo de camomila

Extrato de camomila pode ser para muitos benefícios.

Uma planta que é comum e pode ser usada tanto em infusões e aplicações, chas, inalação ou na área da cosmética de acordo com suas propriedades.
Benefícios e tratamentos
Se você busca tratar certos males do dia a dia de forma natural e barata, saiba que o chá da camomila pode ajudar em casos de:
•má digestão,
•sedativo,
•protetor térmico da pele,
•conjuntivite (não deve ser aplicado diretamente aos olhos, e sim, uma compressa do mesmo),
•dores musculares,
•stress,
•insônia (é comum à venda de travesseiros e máscaras para dormir com essência de camomila),
•diarréia,
•inflamações urinárias e gripes.

Mulheres, mães e bebês

Sendo um forte relaxante muscular, a infusão dessa erva pode ser utilizada para sanar sintomas de cólicas menstruais que afetam mulheres em seus períodos férteis, causando enjôos, vômitos e dores de cabeça. O chá de camomila é um agente relaxante desses sintomas, aliviando a tensão menstrual e uterina.

As mamães também podem utilizar a infusão para as cólicas dos bebês, também utilizado no período do nascimento dos dentes, fase em que a criança fica vulnerável e abatida. Sendo um calmante natural, o chá pode ser usado para controlar as emoções das crianças, em especial as hiperativas.

Uma curiosidade sobre o chá, é que este pode ser banalmente usado em cabelos, com intuito de deixá-los mais claros, atuando nos pigmentos do cabelo e deixando-o em tonalidade loura. É comum encontrar no mercado de cosméticos produtos para os cabelos, tendo a camomila como ingrediente principal.

Contra-indicação
•Pessoas com rinite alérgica;
•Pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de trombose, pois o chá pode aumentar a risco de hemorragia;
•Mulheres gestantes.

Para que serve a Camomila

A Camomila serve para ajudar no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir, por exemplo.

Propriedades da Camomila

As propriedades da Camomila incluem sua ação estimulante da cicatrização, antibacteriana. anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante.

Modo de uso da Camomila

As partes utilizadas da Camomila são suas flores para fazer chás, inalações, banhos de assento ou compressas.
•Inalação para sinusite: juntar 6 colheres de chá de flores de Camomila em uma panela com 1,5 L de água fervente. Depois, colocar o rosto sobre a taça e cubrir a cabeça com uma toalha grande. Respirar o vapor durante 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia.
•Chá para má digestão: colocar 2 a 3 colheres de chá de flores secas de Camomila em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber após a refeição.
•Compressa para irritações na pele: juntar 6 g de flores secas de Camomila em 100 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar, molhar uma compressa ou pano e aplicar sobre a região afetada.

Efeitos colaterais da Camomila

Não estão descritos efeitos colaterais da Camomila.

Contraindicações da Camomila

A Camomila está contraindicada para inflamações oculares, sob o risco de agravar o problema original.

Deixe uma resposta